Contactos

Sabonete do Cerrado :: BEM BRASILEIRO :: ( LOJA VIRTUAL )

  • Pessoa de contato: Leonardo e Giselle
  • Telefone: +55 (62) 3322-61-46
  • +55 (62) 9610-03-49
  • +55 (62) 3322-62-48, Recados
  • Endereço postal: Rua, Alexania, Goiás, 72920000, Brasil

Renovações do site

Corumbá Concessões realiza oficina de produção de sabonetes com extratos de plantas do cerrado

Corumbá Concessões realiza oficina de produção de sabonetes com extratos de plantas do cerrado
Realizada com o apoio da ECODATA.

19/01/12 00:00

Com o objetivo de capacitar moradores de Santo Antônio do Descoberto para a exploração sustentável do potencial econômico do Cerrado, a CORUMBÁ CONCESSÕES S.A. (CCSA) realizou, no dia 21, a segunda oficina de produção de sabonetes com extratos de plantas do Cerrado.

As atividades tiveram início às 9h30 da manhã, na Escola da Comunidade de Santa Rosa, e seguiram até o final da tarde de sábado. Pela manhã foram tratados assuntos como colheita e propriedade das plantas, higienização, quantidade de material a ser utilizado, organização do espaço de trabalho e produção do extrato. À tarde, a oficina deu espaço às aulas práticas de confecção de sabonetes, que empolgaram os moradores.

A artesã local Yolete Aires dos Santos, 57 anos, presença frequente nas oficinas realizadas pela Corumbá Concessões, diz estar animada com os novos aprendizados: “Você sabe que, quanto mais você aprende, mais você quer aprender, né? Gostei demais da maneira de como tratar o extrato, eu não sabia. Da maneira que ele ensinou, você pode armazenar e fazer sabonetes para o resto do ano”.

Reunindo quase 40 participantes, a segunda oficina de artesanato, ministrada pelo artesão e empresário independente Leonardo Vianna, agradou os moradores de Santo Antônio do Descoberto. Eles decoravam, curiosos, as receitas e participavam de todo o processo de escolha de cores, tempo de derretimento das bases, e opções de enfeites, mostrando, ao final, sabedoria suficiente para também botarem a mão na massa, sob a supervisão atenta do artesão.

Segundo Leonardo Vianna, a importância da oficina está na possibilidade dada aos moradores de criarem um produto local, através da utilização de materiais e plantas da própria região, aos quais eles tem acesso livre. “Está sendo uma oportunidade muito interessante, até porque eu aprendi a fazer isso através desses cursos”, revela Vianna durante entrevista, em referência aos cursos realizados pela Corumbá.

A agente ambiental Maiana Santos, contratada junto a demais agentes e coordenadores de campo que tornam o evento possível, falou, em entrevista, sobre como a continuidade das oficinas deve favorecer os moradores da região: “Já tivemos uma oficina pra aprender a fazer embalagem para comercialização. Depois, na oficina de produção de papel de bananeira, eles aprenderam a montar a caixinha e a decorar, para agora aprenderem a fazer sabonete pra agregar valor e vender junto com a caixinha”.

Também à disposição dos moradores mais curiosos estava o colaborador ambiental Nivaldo Calazans, morador da região que age em parceria com as equipes realizadoras e executoras das oficinas no que for relativo à coleta de sementes, identificação de espécies nativas do Cerrado e perfil das comunidades locais.

Entre as plantas apresentadas à comunidade, Calazans destacou o cuidado com as venenosas: “Para fazer o sabonete, você precisa ter o conhecimento, senão você vai estar levando uma planta pensando que é remédio, quando é veneno”. O colaborar também falou sobre as maravilhas do Ipê verde, recém-descoberto no Cerrado, capaz de regenerar-se sem cicatrizes, detentor de grande fator medicinal: “Essa é a minha preferida”, confessa.

Incentivo
No encerramento do evento, a coordenadora de campo da Corumbá Concessões Ana Carolina Gonçalves elogiou e agradeceu o esforço dos interessados em comparecerem. Além disso, mostrou a importância da participação das comunidades para a continuidade dos projetos realizados nos municípios do reservatório da UHE Corumbá IV. “Tem dado muito certo em vários municípios”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da CCSA // Priscilla Leonel – 23/01/2012

FONTE: http://www.corumbaconcessoes.com.br/br/noticiaDetalhe.aspx?id=220

Notícias anteriores
Sabonete artesanal Bem Brasileiro  :: Nota no site FASHION BUBLES
Sabonete artesanal Bem Brasileiro :: Nota no site FASHION BUBLES

16/11/11 00:00

http://modarevenda.fashionbubbles.com